Mês Mundial de Conscientização da Linfangioleiomiomatose (junho - 2023)
Ao longo do mês de junho, a Alambra realizou atividades para conscientizar os portadores de LAM, seus familiares, a comunidade médica e a comunidade em geral sobre essa doença rara, tendo sido feitas postagens em suas redes sociais, com mensagens informativas sobre a LAM e a Alambra. Também foram feitas postagens com mensagens/depoimentos motivacionais de portadoras de LAM recém-diagnosticadas.
. No dia 21 de junho, foi realizada uma live com o título de “Transplante pulmonar em portadores de LAM”, intermediada pela vice-presidente da Alambra, Maria Clara Castellões, e que contou com as participações do Dr. Lucas Matos Fernandes, coordenador do grupo de transplante pulmonar do InCor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicinas da USP, e do Dr. Bruno Guedes Baldi, pneumologista do HC, responsável pelo Centro de Referência em Pesquisa e Tratamento da LAM no Brasil.
. A fim de arrecadar fundos para que a Alambra possa cumprir suas missões de conscientização, educação e apoio, a Alambra, com a organização e o apoio da Med Center, de Pouso Alegre, parceira da associação, realizou uma rifa solidária com 1.000 números no valor de R$15,00. O resultado dessa rifa foi o seguinte:
1º. prêmio: 1 smart TV de 50 polegadas UHD 4K. A ganhadora foi Renata de Paiva Gomes.
2º. prêmio: 1 smartphone Xiaomi Redmi Note 10S 128GB 6GB. A ganhadora foi Marlene Gissoni Silveira.
. Além disso, a cúpula do Senado Federal, por solicitação do gabinete do Senador Federal Alan Rick, iluminou-se de cor de rosa nos dias 8 e 9 de junho para lembrar a importância da conscientização sobre a linfangioleiomiomatose.
. Também em Pouso Alegre – MG, estiveram iluminadas de cor de rosa durante todo o mês de junho a Biblioteca Municipal (antigo Fórum), a Catedral Metropolitana e a Capela Nossa Senhora de Fátima.