Prêmio Mulheres Raras 2023
O Instituto Vidas Raras publicou o resultado do Prêmio Mulheres Raras 2023 e Angela Durante, secretária da Alambra, foi eleita na categoria Raridade.
Esse prêmio não só reconhece o trabalho dessa LAMiga pelos raros, como também dá uma visibilidade maior para a nossa doença e a nossa associação.
A Alambra parabeniza todas as eleitas e o Instituto Vidas Raras (@vidasraras) pela realização desse importante evento, que fortalece a luta de todas nós!
Para assistirem a cerimônia de divulgação do resultado, acessem https://www.youtube.com/live/HNcOQlcAUs8?si=yZVICJuY9reY4mQI.

Angela Salete Nicolodi Durante Vieira é portadora de linfangioleimiomatose (LAM) e atua como secretária da Associação dos Portadores de Linfangioleiomiomatose do Brasil (Alambra). Ela trabalha no Congresso Nacional como assessora parlamentar há 35 anos, tendo se mudado para Brasília em 1988, onde constituiu família. Foi diagnosticada com LAM em 2011. Desde então, vem lutando incansavelmente pelo direito dos portadores de LAM, tanto junto à Alambra quanto a parlamentares, (deputados federais e senadores). Sua luta não se esmoreceu nem durante o período em que precisou se submeter a tratamento de um câncer de mama, em 2016/2017. Por sua iniciativa e a do ex-deputado e atual senador para quem trabalha, foram elaborados vários projetos de lei em defesa dos portadores de LAM e dos portadores de doenças raras em geral e feito vários pronunciamentos no Congresso Nacional em prol deles. Ela mantém contanto constante com as portadoras de LAM do Distrito Federal e com o Dr. Paulo Feitosa, que coordena o Centro para Tratamento de LAM que funciona no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, tendo organizado diversos encontros para socialização, apoio e esclarecimento dessas portadoras. Além de manter interlocução com outros parlamentares que se dedicam às causas dos raros, Angela tem participado de vários fóruns de discussão de doenças raras em Brasília como representante da Alambra.